Paulo Borrachinha luta pelo cinturão do UFC nesta noite

Esporte

26 de setembro de 2020 18:18

Da Redação


Relacionadas

Com gol nos acréscimos, Santos vence Defensa y Justicia

Athletico perde para o Peñarol e passa em 2º na Libertadores

Gerson Gusmão não é mais técnico do Operário Ferroviário

Fantasma perde e segue jejum sem vitórias em casa
Torcedor de PG 'zoa' com Felipão e bomba na internet
Gersinho e Felipão querem vencer para amenizar crises
TTF repudia agressão e diz que fato foi distorcido
Borrachinha provocou Adesanya em encontro na semana da luta Foto: Reprodução/UFC
PUBLICIDADE

Combate contra o campeão dos médios, Israel Adesanya, será a luta principal do UFC 253, que acontece na noite deste sábado em Abu Dhabi

O Brasil pode ter mais um campeão dentro do maior evento de MMA do mundo a partir deste sábado (26). Paulo Costa, o Borrachinha, encara Israel Adesanya no evento principal do UFC 253. O nigeriano naturalizado neozelandês vai para sua segunda disputa de cinturão e ainda está invicto em 19 lutas de MMA. O brasileiro também não sabe o que é perder dentro do cage e soma 13 lutas de invencibilidade.

O clima de provocação entre campeão e desafiante vem se arrastando há mais de dois anos, mas tem se tornado mais pesado desde abril do ano passado, quando Adesanya nocauteou Kelvin Gastelum e garantiu o cinturão interino. Seis meses depois, ele unificou o título ao bater o campeão linear Robert Whittaker. Sua única defesa de cinturão aconteceu em março deste ano, quando ele bateu o cubano Yoel Romero numa monótona decisão unânime.

Mas se a última luta do nigeriano não agradou ao público, o mesmo não deve acontecer nesta noite. Isso porque Borrachinha é mais agressivo que o cubano e deve partir para cima desde o início do combate para encurtar a distância, já que a envergadura do campeão é dez centímetros maior que a do brasileiro. Além disso, o atual detentor do cinturão é um contragolpeador que se aproveita de oponentes agressivos para desferir seus golpes.

Caso Borrachinha tenha o braço erguido ao final do combate, que tem previsão de cinco rounds de cinco minutos cada, ele se tornará o primeiro homem a vencer Adesanya numa luta de MMA e, de quebra, se torna o primeiro brasileiro a vestir o cinturão dos médios desde dezembro de 2013, quando Anderson Silva foi derrotado pela primeira vez pelo norte-americano Chris Weidman depois de nove anos de invencibilidade.

Além disso, Paulo Costa se tornará o terceiro lutador brasileiro a ostentar um cinturão no maior evento de MMA do mundo. O país tem Deiveson Figueiredo como campeão dos moscas (até 56,7kg) e Amanda Nunes, a maior lutadora de MMA de todos os tempos, campeã de duas categorias do UFC: peso-pena (até 65,8kg) e peso-galo (61,2kg).

Cinturão dos meio-pesados em jogo

Este cinturão não será o único em disputa no UFC 253. Depois de nove anos de domínio na categoria dos pesos-meio-pesados (até 93kg), com Jon Jones reinando absoluto e perdendo o cinturão em duas oportunidades por seus erros fora do octógono, a categoria terá um novo campeão a partir deste sábado. Jan Blachowicz e Dominick Reyes fazem a segunda luta mais importante da noite para definir o novo campeão da categoria.

Nos últimos nove anos, além de ‘Bones’, somente um homem vestiu o cinturão: Daniel Cormier venceu Anthony Johnson na primeira vez que Jones perdeu o cinturão (se envolveu em acidente de carro e fugiu sem prestar socorro), em 2015, e o defendeu por três vezes. O título dos meio-pesados está vago porque Jones decidiu migrar para a categoria dos pesos-pesados.

O card preliminar do evento começa às 20h e o principal, com cinco lutas, está marcado para as 23h. Veja os combates agendados para hoje:

Peso-médio: Israel Adesanya x Paulo Borrachinha

Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Jan Blachowicz

Peso-mosca: Kai Kara-France x Brandon Royval

Peso-galo: Ketlen Vieira x Sijara Eubanks

Peso-pena: Hakeem Dawodu x Zubaira Tukhugov

Card preliminar

Peso-leve: Brad Riddell x Alex Leko

Peso-meio-médio: Diego Sanchez x Jake Matthews

Peso-pena: Shane Young x Ludovit Klein

Peso-meio-pesado: William Knight x Aleksa Camur

Peso-pesado: Juan Espino x Jeff Hughes

Peso-meio-pesado: Khadis Ibragimov x Danilo Marques

PUBLICIDADE

Recomendados